Sobre a Revista
Foco e escopo
Os Cadernos da Escola do Legislativo são publicados em fluxo contínuo pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais. Inseridos no projeto pedagógico do curso de especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas, seu viés interdisciplinar tem como finalidade promover a reflexão sobre a realidade sociopolítica e cultural, sistemas e processos políticos, implementação de políticas públicas, reflexão crítica sobre as temáticas parlamentares e afins.
Focus and scope
The Cadernos da Escola do Legislativo are published in a continuous flow by the Legislative School of the Minas Gerais State Assembly. Integrated into the pedagogical project of the specialization course in Legislative Power and Public Policies, their interdisciplinary approach aims to promote reflection on sociopolitical and cultural realities, political systems and processes, public policy implementation, critical reflection on parliamentary themes, and related subjects.
Processo de avaliação pelos pares
Ao receber os artigos, os editores do periódico verificam, primeiramente, se há plágio (usando a ferramenta plagium.com). Em seguida, submetem os artigos à apreciação de dois pareceristas que integram o Conselho Consultivo ou que são especialmente designados como avaliadores ad hoc. Se houver divergência entre eles, o artigo é enviado a um terceiro avaliador.
Os artigos aprovados passam pela revisão ortográfica e gramatical e são devolvidos ao(às) autor(as) para as devidas correções. Adequações às regras da ABNT ou de outra natureza indicadas pelos avaliadores deverão ser devolvidas em um prazo de 20 dias.
Peer review process
Upon receiving articles, the journal's editors first check for plagiarism (using plagium.com). Subsequently, the articles are submitted for evaluation by two reviewers who are part of the Advisory Board or who are specially appointed as ad hoc evaluators. In case of disagreement between them, the article is sent to a third reviewer.
Approved articles undergo orthographic and grammatical revision and are returned to the authors for necessary changes. Adjustments to ABNT rules or other nature indicated by the reviewers should be returned within a period of 20 days.
Periodicidade
Publicação em fluxo contínuo.
Continuous flow publication.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Não são cobradas taxas em nenhuma fase do processo de editoração e de publicação.
Policy of open access
This journal provides open and immediate access to its content, following the principle that freely providing scientific knowledge to the public fosters greater democratization of knowledge.
No fees are charged at any stage of the editing and publishing process.
Histórico / History
A Escola do Legislativo da Assembleia de Minas foi regulamentada em 1992, com a intenção de preparar seus quadros técnicos e gerenciais para o suporte ao trabalho parlamentar e subsidiar a eficácia jurídico-político-social da instituição. Logo em seus primeiros anos, porém, já era possível identificar também um novo norte, cujo objetivo era ir além da formação dos servidores e parlamentares, promovendo uma “educação para a cidadania” de qualidade e buscando uma aproximação com as universidades e os cidadãos em geral.
Foi nesse contexto que, em 1994, surgiram os Cadernos da Escola do Legislativo, simultaneamente a um programa de palestras com professores de renome no meio intelectual (programa Pensando em Minas, exibido pela TV Assembleia). Ambos são, hoje, os dois projetos mais longevos da Escola do Legislativo da ALMG. Ao longo dos anos, os Cadernos foram se aproximando também do curso de especialização em Processo legislativo, oferecido em parceria com a PUC Minas a partir do final da década de 1990 até o ano de 2010, quando obteve credenciamento para ser gerido exclusivamente pela Escola do Legislativo e transformou-se na especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas.
The Legislative School was established in 1992 with the purpose of preparing the technical and managerial staffs of the Legislative Assembly of Minas Gerais in order to provide adequate support to parliamentary activities, thus ensuring their legal, political and social efficacy. In the initial years of the school´s existence, it was already possible to identify yet another challenge: to go beyond the technical and operating training by promoting citizenship education as a means to strengthen ties with the local universities and citizens.
It was against that background that the Legislative School started publishing its journal of legislative studies, namely Cadernos da Escola do Legislativo, simultaneously launching a TV program consisting of lectures and interviews, featuring renowned scholars. The program Pensando em Minas (Thinking about Minas) is broadcast by TV Assembleia). Both activities are presently the longest-lasting institutional projects. Over the years, the journal gradually started to publish papers and articles produced by the school´s specialization course in Legislative Proceedings, which had been offered annually in partnership with PUC Minas (Pontifical Catholic University of Minas Gerais) 1990 decade. In 2011, however, after obtaining authorization to run the course on its own, the Legislative School transformed it into a specialization course in Legislative Power and Public Policy.
Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais/ Table of the Legislative Assembly of Minas Gerais
MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Tadeu Martins Leite
Presidente
Deputada Leninha
1º-vice-presidente
Deputado Duarte Bechir
2º-vice-presidente Deputado Betinho Pinto Coelho
3º-vice-presidente Deputado Antonio Carlos Arantes 1º-secretário
Deputado Alencar da Silveira Jr.
2º-secretário
Deputado João Vítor Xavier
3º-secretário
SECRETARIA
Cristiano Felix dos Santos Silva
Diretor-geral
Luíza Homen Oliveira
Secretária-geral da Mesa
Escola do Legislativo
Coordenação da Escola / Coordinator
Ruth Schmitz de Castro
Edição
Marialice Nogueira Emboava
Stefania de Resende Negri
Revisão/ Revision
Celeno Ivanovo
Ivan Capdeville Júnior
Normalização
Gerência de Biblioteca
Projeto Gráfico/ Graphic project
Gleise Marino
Maria de Lourdes Macedo Ribeiro
Editoração/ Desktop Publishing
Letícia Martinez Matos
Apoio/ Support
Gustavo da Fonseca Cavichi (estagiário)
Ficha Catalográfica/ Catalog Sheet
|
Tradução / Translation
Simone Mordente
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Sponsors
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Histórico do periódico
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais foi regulamentada em 1992, com a intenção de preparar seus quadros técnicos e gerenciais para o suporte ao trabalho parlamentar e subsidiar a eficácia jurídico-político-social da instituição. Logo em seus primeiros anos, porém, já era possível identificar também um novo norte, cujo objetivo era ir além da formação dos servidores e parlamentares, promovendo uma “educação para a cidadania” de qualidade e buscando uma aproximação com as universidades e os cidadãos em geral.
Foi nesse contexto que, em 1994, surgiram os Cadernos da Escola do Legislativo, simultaneamente a um programa de palestras com professores de renome no meio intelectual (programa Pensando em Minas, exibido pela TV Assembleia). Ambos são, hoje, os dois projetos mais longevos da Escola do Legislativo da ALMG. Ao longo dos anos, os Cadernos foram se aproximando também do curso de especialização em Processo legislativo, oferecido em parceria com a PUC Minas a partir do final da década de 1990 até o ano de 2010, quando obteve credenciamento para ser gerido exclusivamente pela Escola do Legislativo e transformou-se na especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas.
Journal History
The Legislative School was established in 1992 with the purpose of preparing the technical and managerial staffs of the Legislative Assembly of Minas Gerais in order to provide adequate support to parliamentary activities, thus ensuring their legal, political and social efficacy. In the initial years of the school´s existence, it was already possible to identify yet another challenge: to go beyond the technical and operating training by promoting citizenship education as a means to strengthen ties with the local universities and citizens.
It was against that background that the Legislative School started publishing its journal of legislative studies, namely Cadernos da Escola do Legislativo, simultaneously launching a TV program consisting of lectures and interviews, featuring renowned scholars. The program Pensando em Minas (Thinking about Minas) is broadcast by TV Assembleia). Both activities are presently the longest-lasting institutional projects. Over the years, the journal gradually started to publish papers and articles produced by the school´s specialization course in Legislative Proceedings, which had been offered annually in partnership with PUC Minas (Pontifical Catholic University of Minas Gerais) 1990 decade. In 2011, however, after obtaining authorization to run the course on its own, the Legislative School transformed it into a specialization course in Legislative Power and Public Policy.