Raízes, resistência e reparação

Autores

  • Diva Moreira Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)
  • Rodrigo Ednilson de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.62551/2595-4539.2024.531

Resumo

No mês da Consciência Negra e no primeiro ano em que o dia 20 de novembro foi instituído como feriado nacional, o programa Pensando em Minas recebeu os convidados Diva Moreira e Rodrigo Ednilson de Jesus para uma conversa sobre a luta do movimento negro por reparação histórica – tanto pelos danos causados pela escravidão quanto pelas injustiças perpetuadas ao longo dos séculos. O debate também abordou a urgência da construção de um novo projeto de nação, mais justo e inclusivo. A transmissão ao vivo foi feita no dia 7 de novembro de 2024 pela TV Assembleia e pela página da Escola do Legislativo no YouTube.

Biografia do Autor

Diva Moreira, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)

Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de Fenomenologia e Saúde Mental da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). Escritora e ativista social na defesa dos valores democráticos e nos direitos das minorias. Fundadora da Casa Dandara, centro de educação e cultura dedicado à população negra de Belo Horizonte.

Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da mesma instituição.

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Publicado

12/12/2024 — Atualizado em 12/12/2024

Como Citar

Moreira, D., & de Jesus, R. E. (2024). Raízes, resistência e reparação. Cadernos Da Escola Do Legislativo, 26(46), 89–123. https://doi.org/10.62551/2595-4539.2024.531

Edição

Seção

PENSANDO EM MINAS/PENSANDO EM MINAS