Democracia representativa e democracia direta: revisitando dois modelos

Autores

  • Ivo Coser Programa de Pós-Graduação em História Comparada e do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Democracia representativa, Democracia direta.

Resumo

O artigo aborda a relação entre a democracia direta e a democracia representativa. Procura se afastar das duas visões tradicionalmente aceitas sobre o tema. A primeira postularia que a democracia direta poderia captar melhor o que pensam os cidadãos, revigorando a democracia representativa. Uma segunda visão sustentaria que a democracia representativa protegeria melhor os direitos das minorias e ofereceria decisões mais bem fundamentadas, em razão do profissionalismo e da dedicação dos representantes. O artigo se debruça sobre a presença dos mecanismos de democracia direta nas democracias estáveis e em países que recentemente adotaram o sistema democrático. A partir dessa observação, descreve tais mecanismos e analisa como eles estão articulados à democracia representativa. A conclusão do artigo sugere que, a partir das experiências concretas das democracias, há uma maior interação entre esses dois modelos do que a bibliografia sobre o tema sugere, sendo necessário repensar as fronteiras entre ambos, numa nova perspectiva.

Biografia do Autor

Ivo Coser, Programa de Pós-Graduação em História Comparada e do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestre e doutor em Ciência Política pelo Iuperj (atual Iesp). Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (UFRJ) e do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

01/12/2016

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES