Teoria crítica como abordagem pós-metafísica dos direitos humanos

Autores

  • Ademar Pozzatti Junior Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (NPPDI) da UFSM
  • Valentina Tâmara Haag Estudante vinculada ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa

Palavras-chave:

Diretos Humanos, Teoria Tradicional, Teoria Crítica.

Resumo

O principal problema levantado quando o assunto é direitos humanos é a sua falta de eficácia. Uma possibilidade é pouco explorada: o questionamento da própria concepção dominante dos direitos humanos. A partir desse pressuposto, que serve também de justificativa para este estudo, o presente artigo tem como objetivo o mapeamento da teoria crítica no contexto dos direitos humanos, estruturando-se sob o método dialético. O problema que norteia a pesquisa é, então, por que os direitos humanos pensados tradicionalmente não saem do papel e permanecem promessas vazias? De que maneira a teoria crítica dos direitos humanos pode atuar na efetivação desses direitos? Ao se afirmar a necessidade dessa crítica, propõe-se uma alternativa epistemológica à teoria tradicional dos direitos humanos, explorando-se, pela oposição entre as duas, as possibilidades da teoria crítica dos direitos humanos como um novo referencial, dessa vez, mais próximo da concretude da realidade das lutas e reações humanas.

Biografia do Autor

Ademar Pozzatti Junior, Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (NPPDI) da UFSM

Professor adjunto de Direito Internacional e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito  Internacional (NPPDI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e doutor pelo programa de  pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio em pesquisa na École de Droit do Institut d´Estudes Politiques de Paris (Sciences Po).

Valentina Tâmara Haag, Estudante vinculada ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de iniciação científica do Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (NPPDI).

Downloads

Publicado

01/12/2016

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES