A educação legislativa influencia o comportamento político juvenil? Estudo sobre os egressos do Parlamento Jovem Brasileiro (2006-2014)

Autores

  • Antônio Teixeira de Barros Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)
  • Lúcio Meireles Martins Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados

Palavras-chave:

Educação política, Política e juventude, Projetos de simulação parlamentar, Parlamento Jovem Brasileiro, Câmara dos Deputados.

Resumo

O artigo analisa possíveis impactos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) no comportamento político dos egressos, a partir das seguintes questões: como os jovens avaliam os impactos do PJB em sua vida cotidiana? Em que medida a experiência de educação legislativa interferiu na opinião dos egressos sobre o campo político? Os jovens admitem efeitos positivos ou negativos do PJB em seu comportamento político após a participação no PJB? O estudo apresenta dados quantitativos acerca do envolvimento político dos egressos em instituições formais e informais e analisa os depoimentos escritos pelos parlamentares jovens. Apesar da verificação de que os estudantes que participam do PJB apresentam, a priori, um perfil diferenciado em termos de maior engajamento político em relação ao jovem médio brasileiro, identifica-se que, em sua ampla maioria, os relatos apontam efeitos diretos do PJB no comportamento político dos egressos, em termos de reforço da motivação para o engajamento, do interesse e acompanhamento da política.

Biografia do Autor

Antônio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)

Doutor em Sociologia. Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa. Docente e pesquisador do Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)

Lúcio Meireles Martins, Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados

Graduado em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina, possui especialização em Comunicação Empresarial (UDC-Foz do Iguaçu) e em Instituições e Processos Políticos do Legislativo (CEFOR–Brasília). Aluno do Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)

Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES