Mapeando o que os jovens pensam sobre a política: as experiências formativas de Araraquara (SP) e Suzano (SP)

Autores

  • Alessandra Santos Nascimento IFSUDESTE e UNESP/Araraquara
  • Bruno Souza da Silva UNESP/Araraquara
  • Humberto Dantas Fundação Konrad Adenauer no Brasil, FESP-SP e FIPE- USP

Palavras-chave:

Educação política, Juventude, Política, Participação, Democracia.

Resumo

O artigo compara as percepções de dois grupos de jovens sobre a política, impactados por ações de educação política da Câmara Municipal de Araraquara (SP) e da Fundação Konrad Adenauer, de Suzano (SP). A análise quantitativa de questionários aplicados a esse público aponta que ele reproduz formas tradicionais de obtenção de informação sobre a política e demonstra interesse pelo tema da democracia.

Biografia do Autor

Alessandra Santos Nascimento, IFSUDESTE e UNESP/Araraquara

Cientista social, mestre e doutora em Sociologia pela UNESP. Professora do IFSUDESTE, campus Barbacena-MG, e Pesquisadora do Laboratório de Política e Governo (UNESP/Araraquara).

Bruno Souza da Silva, UNESP/Araraquara

Graduado e mestre em Ciências Sociais pela Unesp e doutorando em Ciência Política pela Unicamp. Pesquisador do Laboratório de Política e Governo (Unesp/Araraquara).

Humberto Dantas, Fundação Konrad Adenauer no Brasil, FESP-SP e FIPE- USP

Cientista social, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. Coordenador do curso de pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP e de Economia Brasileira da FIPE-USP. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer no Brasil.

Downloads

Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES