Gestão do conhecimento, distribuição de poder, estruturas organizacionais: implicações para as instituições legislativas

Autores

  • Nilson Rodrigues de Assis Câmara dos Deputados

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Distribuição de poder, Estruturas organizacionais, Instituições legislativas.

Resumo

O presente artigo discute a relação entre os processos de gestão de conhecimento (GC), a estrutura formal e a distribuição de poder nas organizações, apresentando uma reflexão sobre suas implicações para instituições legislativas. Discutem-se alternativas de estruturas que favoreçam ações e iniciativas de GC nas organizações: estrutura de equipes, de hipertexto, de redes, matricial e infraestrutura de apoio à GC. A partir de quatro variáveis – especialização, distribuição de poder, departamentalização e forma, a serem consideradas ao se pensar a estrutura organizacional –, analisam-se as especificidades inerentes às instituições legislativas. A análise aponta para um modelo de estrutura organizacional misto, implantado sequencialmente de modo que permita o amadurecimento gradual dos processos de GC, integrando-os à estrutura formal da organização. Em um primeiro momento, proceder a incorporação de uma infraestrutura de apoio à GC, em um segundo estágio, utilizar práticas de GC em estruturas de equipe e matricial, e, por fim, incorporar os conceitos de estrutura de rede para ampliar a compreensão das conexões entre a instituição e a sociedade, entre os diversos atores envolvidos, bem como a relação entre os processos organizacionais.

Biografia do Autor

Nilson Rodrigues de Assis, Câmara dos Deputados

Servidor da Câmara dos Deputados, Analista Legislativo. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011); Master in Business Administration and Business Informatics pela Rotterdam School of Management, Erasmus University (1999); especialista em orçamento e finanças públicas pelo Instituto Serzedelo Correa (2007); Mestre em Poder Legislativo, Centro de Formação e Treinamento (CEFOR, CÂMARA DOS DEPUTADOS) (2015)

Downloads

Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES