A interação entre os mecanismos de accountability sob o prisma da análise de redes sociais: um estudo sobre a rede de monitoramento cidadão do projeto A1M

Autores

  • Antônio Carlos Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sílvio Salej Higgins Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Accountability, Transparência, Redes sociais, Organizações civis, Prestação de contas.

Resumo

Neste artigo, discutimos o aspecto relacional da accountability a partir do estudo das interações de um conjunto de organizações civis brasileiras envolvidas no programa Adote um Município (A1M). Apresentamos uma tipologia para qualificar esses atores sociais da política de accountability. Nossa abordagem coloca em primeiro plano as interações entre os agentes da accountability, a partir de quatro recursos: reconhecimento, divulgação de notícias e ações, apoio técnico e obtenção de informação. Mostramos que a importância dos atores da dimensão horizontal é equilibrada, tanto pela presença de atores sociais centrais quanto por um tipo particular de agente da dimensão horizontal. Trata-se de agências estatais especializadas na questão do controle e da transparência. Elas atuam com potenciais intermediários entre as organizações civis. Constatamos que os atores periféricos são importantes na composição de subgrupos que apoiam a ação local das organizações civis pesquisadas.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aluno do doutorado em Sociologia e pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Análise de Redes Sociais (Giars), ambos na UFMG.

Sílvio Salej Higgins, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris Dauphine (França). Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina/Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES