Indicadores de desempenho para parlamentos: o desafio de aferir práticas políticas

Autores

  • Humberto Dantas Fesp - SP
  • Luciana Yeung Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho

Resumo

A Ciência Política no Brasil tem-se concentrado em analisar e compreender diversos aspectos associados ao Poder Legislativo. Mas seria possível pensarmos em indicadores capazes de medir, de forma objetiva, o desempenho desse Poder, com base em parâmetros legais associados às suas funções em cidades e estados? Seria possível propor um método quantitativo e aplicável a diferentes realidades nos milhares de parlamentos do Brasil? Este trabalho busca desenvolver um conjunto de indicadores para a avaliação de legislativos sob o seu caráter político, ou seja, sem uma preocupação com questões ligadas à gestão administrativa dessas organizações. Assim, com base em quatro conjuntos de dados compostos de um total de 16 subíndices associados às prerrogativas legais do Legislativo apresentamos um painel de resultados que, combinados, permitem uma leitura do desempenho dessas organizações. De posse desse método, inclusive, nos parece possível que pesquisadores o apliquem às mais diferentes realidades parlamentares dimensionando aspectos de nossa política.

Biografia do Autor

Humberto Dantas, Fesp - SP

Doutor em Ciência Política pela USP / Professor e pesquisador do Insper. Coordenador do curso de pós-graduação em Ciência Política da Fesp-SP

Luciana Yeung, Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho

Doutora em Economia pela EESP-FGV / Coordenadora dos cursos de graduação do Insper / Membro fundadora da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho (Ibret)

Downloads

Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES