Prestação de contas, transparência e participação em por tais eletrônicos de câmaras municipais

Autores

  • Fabiano Maury Raupp Universidade do Estado de Santa Catarina
  • José Antonio Gomes de Pinho Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Accountability, Portais eletrônicos, Câmaras Municipais.

Resumo

O objetivo do artigo consiste em investigar a utilização de portais eletrônicos de câmaras municipais para promover prestação de contas, transparência e participação. Foram analisados 93 portais de câmaras municipais de Santa Catarina em uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de levantamento, com abordagem predominantemente qualitativa. O protocolo de observação foi o instrumento de coleta de dados, elaborado a partir do Modelo de Análise construído com base na observação empírica, aliada à investigação de modelos de análise de pesquisas na área de portais. Utilizou-se da análise descritiva para dar tratamento aos dados. Conclui-se, pela evidência empírica coletada, que o conjunto dos portais eletrônicos de câmaras municipais localizadas em municípios catarinenses mostra ausência de capacidade de viabilizar a construção das dimensões da accountability analisadas. Os portais analisados configuram muito mais a existência de murais eletrônicos do que de espaços de construção da accountability. Os portais respondem a um requerimento, um impulso da modernidade expresso por um imperativo tecnológico dominante, porém não contribuem para o desenvolvimento da transparência, da prestação de contas e da participação.

Biografia do Autor

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA) / Mestre em Administração pelo Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC) / Professor da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (Esag/Udesc)

José Antonio Gomes de Pinho, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Planejamento Regional pela University of London (LSE)/Professor associado I da UFBA/Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFBA

Downloads

Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES