Perspectiva sociopolítica da interatividade na mídia legislativa: o caso da Câmara dos Deputados

Autores

  • Antônio Teixeira de Barros Câmara dos Deputados
  • Cristiane Brum Bernardes Câmara dos Deputados
  • Maria Clarice Dias Câmara dos Deputados

Palavras-chave:

Interatividade e Política, Ação Comunicativa e Interatividade, Interatividade e Comunicação Pública

Resumo

O artigo analisa, do ponto de vista sociopolítico, os instrumentos de interatividade criados pelo sistema de comunicação da Câmara dos Deputados. O pressuposto é que a interatividade é condição para o êxito de qualquer sistema público de informação, visto que a captação e o atendimento satisfatório das demandas do cidadão são requisitos para que qualquer sistema de informação seja considerado público, e não apenas estatal. A comunicação pública, em linhas gerais, é aquela que se volta para o interesse público, não só ao oferecer informações, mas sobretudo ao captar e atender às demandas desse mesmo público. A análise encontra respaldo na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, principalmente no que se refere aos conceitos de mundo vivido e do mundo sistêmico e suas práticas sociais correlatas: agir estratégico e agir comunicativo. Dessa perspectiva, analisa-se até que ponto os mecanismos de interatividade em estudo exercem função meramente burocrática (agir estratégico) ou incentivam a participação efetiva dos receptores (ação comunicativa e comunicação pública) e fortalecem a representação política (ação política)

Biografia do Autor

Antônio Teixeira de Barros, Câmara dos Deputados

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999). Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (2008). Docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, vinculado à linha de pesquisa Política Institucional do Poder Legislativo. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCTDD).

Cristiane Brum Bernardes, Câmara dos Deputados

Doutora em Ciência Política (2010) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados. Integrante do Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

Maria Clarice Dias, Câmara dos Deputados

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (1997). É pós-graduada em Parlamento e Direito pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. É analista legislativo - técnico em comunicação - na Câmara dos Deputados. Exerce o cargo de editora-chefe do Programa A Voz do Brasil, no trecho relativo à Câmara Federal.

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Publicado

29/11/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES