Juventude e violência: novas demandas para a Educação e a Segurança Pública

Autores

  • Ângela Maria Dias Nogueira Souza E. M. Professora Irene Pinto
  • Robson Sávio Reis Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Violência e Criminalidade, Escola e Violência, Políticas Públicas de Prevenção à Criminalidade, Delinquência Juvenil

Resumo

O presente artigo faz uma breve análise sobre as novas demandas que passam a configurar o papel da escola, notadamente em comunidades violentas, discutindo a questão por meio de um estudo de caso e apontando que não se deve ratificar um preconceito do senso comum que afirma serem os jovens um problema. Os jovens das periferias violentas das grandes cidades brasileiras enfrentam muitos desafios que os impedem de exercer sua cidadania; portanto, a função das políticas públicas, incluindo a escola pública, é auxiliá-los para que eles possam vencer os obstácu

Biografia do Autor

Ângela Maria Dias Nogueira Souza, E. M. Professora Irene Pinto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Especialista em Política Pública para a Juventude e Mestrado em Saúde Pública.Tem experiência na área da educação e em projetos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Adolescência e Juventude, Escola e Violência, segurança pública e criminalidade.

Robson Sávio Reis Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

É pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca; doutor em Ciências Sociais (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas); mestre em Administração Pública (Gestão de Políticas Sociais - Escola de Governo da Fundação João Pinheiro); licenciado em Filosofia (PUC Minas); especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG) e especialista em Teoria e Prática da Comunicação (Universidade São Francisco – SP).

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Publicado

29/11/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES