Convergência partidária e base parlamentar: o comportamento dos partidos na Assembléia Legislativa de Minas Gerais entre 1995 E 2005

Autores

  • Felipe Nunes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Partidos, relação política, Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Resumo

Este artigo analisa o comportamento dos partidos no interior da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na relação com o governador do Estado. O principal argumento é que a dinâmica de funcionamento da Casa segue o padrão encontrado na Câmara dos Deputados, ou seja, centralização decisória com alta coesão partidária e expressivos graus de apoio à agenda do Executivo. Mais interessante é observar que a oposição, em votações nominais “custosas”, não se comporta como esperado.

Biografia do Autor

Felipe Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor de ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diretor do Centro de Estudos Legislativos (CEL-UFMG) e do Centro Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento. É fundador da Quaest Pesquisa e Consultoria e faz consultorias de comunicação estratégica na área política. Recebeu seu Ph.D. em Ciência Política em 2015 e o mestrado em estatística em 2013, ambos pela Universidade da California em Los Angeles (UCLA).

Downloads

Publicado

29/11/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES