Eleições municipais 2016 em um cenário de crise política e impeachment de Dilma Rousseff: um estudo da cobertura do portal Folha de S. Paulo

Autores

  • Eliane Grazielle Estevão
  • Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Palavras-chave:

Eleições municipais 2016, Crise política, Impeachment de Dilma Rousseff, Portal Folha de S. Paulo, Posicionamento editorial.

Resumo

O ano eleitoral de 2016 foi bastante singular, pois o Brasil vivenciou uma grave crise política, que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A temática, como não poderia deixar de ser, foi pauta diária dos principais veículos de comunicação do País. Este artigo teve como objetivo principal investigar o(s) enquadramento(s) adotado(s) pelo portal Folha de S. Paulo em textos informativos sobre as eleições municipais 2016, publicados no mês de agosto, momento marcado pela votação do impeachment de Dilma Rousseff no Senado e pela crise política nacional.

Biografia do Autor

Eliane Grazielle Estevão

Mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pós-graduada em Revisão de Textos pela mesma instituição.

Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

18/03/2020

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES