Plano diretor e o futuro das cidades

Autores

  • Gustavo Gomes Machado
  • Humberto Alvim Guimarães Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Planejamento Urbano, Planejamento Metropolitano, Instrumentos de Políticas Urbanas, Plano Diretor.

Resumo

A importância dos planos diretores para nortear o desenvolvimento urbano das cidades é um fato consensual. Contudo, a forma como eles são elaborados, bem como as diretrizes emanadas após sua aprovação, são objeto de muitas discussões acadêmicas e políticas. No cerne da discussão estão os instrumentos de política urbana, como por exemplo as definições do potencial construtivo, as operações urbanas e o IPTU progressivo, cuja melhor ou pior aceitação depende da visão dos atores envolvidos, da robustez das políticas propostas e da característica das aglomerações urbanas. O debate aqui transcrito traz à tona algumas dessas questões e problematiza outras, como a complexidade do planejamento em áreas metropolitanas e o embasamento teórico e histórico para as decisões do poder público em questões urbanísticas, e, por fim, apresenta sucintamente algumas decisões polêmicas contidas no plano diretor do Município de Belo Horizonte, cuja atualização foi aprovada em junho de 2019.

Biografia do Autor

Gustavo Gomes Machado

Mestre em Ciências Sociais, com ênfase em Gestão de Cidades, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Consultor legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e professor da Faculdade Pitágoras. Ex-superintendente de assuntos metropolitanos do governo de Minas Gerais

Humberto Alvim Guimarães, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Consultor da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

Downloads

Publicado

17/04/2020

Edição

Seção

PENSANDO EM MINAS/PENSANDO EM MINAS