O uso de tecnologia da informação para fomento da gestão participativa e protagonismo juvenil nas escolas municipais de Belo Horizonte: o Projeto Aluno Auditor

Autores

  • Danilo Kenji Lessa Okuma Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Aluno Auditor, Gestão participativa, Protagonismo juvenil.

Resumo

Este trabalho buscou avaliar em que medida o Projeto Aluno Auditor fomenta a gestão participativa em escolas da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da utilização de metodologia de auditoria e da tecnologia da informação. Para isso, foram aplicados questionários de avaliação do projeto aos atores envolvidos: estudantes, professores e direção, com o intuito de aferir a percepção desses atores quanto aos estímulos provocados pelo projeto, que fazem parte de seu objetivo de formação e de transformação cidadã. Ficou constatado que a experiência de gestão participativa do projeto constitui um exemplo de democratização do espaço escolar à medida que estudantes e professores participam do gerenciamento de tal espaço, auxiliando não só na detecção de problemas, como também no equacionamento e proposição de soluções. Demonstrou-se que a metodologia de auditoria e a tecnologia da informação permitem a aquisição e consolidação de dados valiosos para a construção de um espaço escolar otimizado.

Biografia do Autor

Danilo Kenji Lessa Okuma, Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte

Mestre em Construção Civil e graduado em Engenharia de Produção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG –, especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro – FJP-MG

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Publicado

04/12/2020

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES