Palácio da Inconfidência: 50 anos de história

Autores

  • Valentina Gomes Somarriba
  • Marcus Vinícius D´Lazzari da Silveira

Palavras-chave:

Palácio da Inconfidência, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Sedes do Poder Legislativo de Minas Gerais

Resumo

O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Minas (ALMG), fará 50 anos em 2022. Desde sua criação, em 1835, até 1972, ano da inauguração do Palácio, o Poder Legislativo mineiro ocupou vários espaços improvisados e emprestados, o que levou ao debate recorrente entre os parlamentares sobre a necessidade de aquisição/ construção de uma sede própria. Nos anos 1960, finalmente, foi adquirido um terreno no Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, para construção da nova sede, e realizado um concurso arquitetônico para escolha do projeto. O Palácio da Inconfidência foi projetado já com a intenção de aproximar o Parlamento da sociedade, e essa aproximação foi intensificada a partir do final dos anos 1980, com a criação de novos mecanismos de interlocução com a sociedade e participação política. Em 2009, o Palácio foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, em reconhecimento ao seu valor histórico e arquitetônico. Também foram tombados seus bens móveis e integrados.

Biografia do Autor

Valentina Gomes Somarriba

Doutora em Ciências Humanas: Sociologia e Política e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Historiadora na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Marcus Vinícius D´Lazzari da Silveira

Graduando em Museologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estagiário da Gerência de Memória Institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Downloads

Publicado

31/08/2022

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES