O uso de tecnologia da informação para fomento da gestão participativa e protagonismo juvenil nas escolas municipais de Belo Horizonte: o Projeto Aluno Auditor

15/02/2021
Confira o artigo de autoria do Me. Danilo Kenji Lessa Okuma, publicado na edição nº 38 do Cadernos do Legislativo. Este artigo buscou avaliar em que medida o Projeto Aluno Auditor fomenta a gestão participativa em escolas da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da utilização de metodologia de auditoria e da tecnologia da informação. Para isso, foram aplicados questionários de avaliação do projeto aos atores envolvidos: estudantes, professores e direção, com o intuito de aferir a percepção desses atores quanto aos estímulos provocados pelo projeto, que fazem parte de seu objetivo de formação e de transformação cidadã. Ficou constatado que a experiência de gestão participativa do projeto constitui um exemplo de democratização do espaço escolar à medida que estudantes e professores participam do gerenciamento de tal espaço, auxiliando não só na detecção de problemas, como também no equacionamento e proposição de soluções. Demonstrou-se que a metodologia de auditoria e a tecnologia da informação permitem a aquisição e consolidação de dados valiosos para a construção de um espaço escolar otimizado.