O impacto do Parlamento Jovem sobre a confiança dos jovens mineiros

Autores

  • Gabriel Ávila Casalecchi Universidade Federal de São Carlos
  • Guilherme Quaresma Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Parlamento Jovem, Educação cívica, Confiança nas instituições.

Resumo

O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto de educação cívica realizado em Minas Gerais, elaborado e implementado por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ele foi criado com o intuito de fornecer aos alunos participantes uma oportunidade de participação direta no Parlamento mineiro. O Parlamento Jovem busca estimular a formação política dos jovens, conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para a comunidade e propiciar um espaço para vivência em um ambiente político. Este artigo propõe uma avaliação do impacto do projeto sobre a confiança de seus participantes em três instituições – Congresso Nacional (CN), ALMG e Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Foi utilizado um banco de dados elaborado em 2008, sob a coordenação do Prof. Dr. Mario Fuks, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG). A avaliação será feita sob a ótica de um estudo quase experimental, com informações coletadas antes e depois da participação dos jovens no PJ e com grupos de controle e tratamento. Por meio de análise multivariada, constatou-se que, após a realização do projeto, os alunos do grupo de tratamento passaram a confiar mais nas instituições, principalmente na ALMG, em relação aos alunos do grupo de controle.

Biografia do Autor

Gabriel Ávila Casalecchi, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Guilherme Quaresma Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG

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Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES