Perspectiva sociopolítica da interatividade na mídia legislativa: o caso da Câmara dos Deputados
Palavras-chave:
Interatividade e Política, Ação Comunicativa e Interatividade, Interatividade e Comunicação PúblicaResumo
O artigo analisa, do ponto de vista sociopolítico, os instrumentos de interatividade criados pelo sistema de comunicação da Câmara dos Deputados. O pressuposto é que a interatividade é condição para o êxito de qualquer sistema público de informação, visto que a captação e o atendimento satisfatório das demandas do cidadão são requisitos para que qualquer sistema de informação seja considerado público, e não apenas estatal. A comunicação pública, em linhas gerais, é aquela que se volta para o interesse público, não só ao oferecer informações, mas sobretudo ao captar e atender às demandas desse mesmo público. A análise encontra respaldo na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, principalmente no que se refere aos conceitos de mundo vivido e do mundo sistêmico e suas práticas sociais correlatas: agir estratégico e agir comunicativo. Dessa perspectiva, analisa-se até que ponto os mecanismos de interatividade em estudo exercem função meramente burocrática (agir estratégico) ou incentivam a participação efetiva dos receptores (ação comunicativa e comunicação pública) e fortalecem a representação política (ação política)Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo aos Cadernos do Legislativo o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação dos Cadernos da Escola do Legislativo acima explicitadas.
Copyright Statement
I hereby sign over to Cadernos do Legislativo the right to the first publication of the revised version of the article entitled ....., under the license Creative Commons Attribution (authorizing first publication by this journal and the sharing of the work as long as the authorship is acknowledged).
I also declare that the aforementioned article has not been submitted to other publishers nor published in full in any other periodical, therefore I am liable for any charges or costs incurred as a result of third party copyright claims.
I agree that my artcle be submitted to the publication rules above related.