Índice de Desempenho do Planejamento Governamental (ISDPP): instrumento de análise do desempenho do planejamento de programas públicos

Autores

  • Elisa Maria Pinto da Rocha Fundação João Pinheiro
  • Jane Noronha Carvalhais Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luciana Cássia Nogueira Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Plano Anual de Ação Governamental, Minas Gerais, Planejamento público, Programas públicos, Indicador sintético.

Resumo

O acompanhamento do desempenho do planejamento de programas públicos, por meio de instrumentos de informação, é fundamental para a verificação da adequação das ações realizadas e do grau de alcance dos objetivos definidos pelos formuladores de programas em relação aos resultados esperados. Nesse sentido, este trabalho buscou desenvolver um indicador capaz de incorporar a concepção mais ampla de planejamento que envolve não apenas à formulação, como também a execução, o acompanhamento e a avaliação de programas públicos. Sendo assim, o Indicador Sintético de Desempenho do Planejamento de Programas (ISDPP) foi construído a partir das dimensões Ação, Programa e Indicador de Objetivos de Programas e sua aplicação utilizou a área de resultados Vida Saudável do Plano Anual de Ação Governamental (PPAG) / 2008-2011, do Estado de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Elisa Maria Pinto da Rocha, Fundação João Pinheiro

Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)/1993. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)/1986. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/2003. Diretora do Centro de Pesquisas Aplicadas da Fundação João Pinheiro (FJP/CPA). Professora da Escola de Governo da FJP.

Jane Noronha Carvalhais, Universidade do Estado de Minas Gerais

Economista pela PUC Minas/1985. Mestre em Economia Rural pela UFV/1989. Doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas/2010. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional da Fundação Educacional de Divinópolis (FunedI/Uemg).

Luciana Cássia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Economista pela PUC Minas/1993. Mestre em Administração Pública pela FJP. Auditora setorial na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/2005. Professora da Faculdade de Políticas Públicas da Uemg/2014

Downloads

Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES