Estereótipos de mulheres políticas na mídia: quadros de análise com base em entrevista de Dilma Rousseff a Patrícia Poeta

Autores

  • Rayza Sarmento Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Mulheres, Jornalismo, Representação.

Resumo

Este trabalho mapeou os principais resultados de parte da literatura sobre mídia, política e gênero preocupada com as representações midiáticas de mulheres na vida pública. Foram sistematizados quatro grandes quadros que serviram para a conclusão deste estudo, quais sejam: a) o enquadramento da aparência física; b) os cuidados domésticos e as relações afetivas; c) a tensão entre vida privada e pública; e d) a atuação política peculiar. A partir desse levantamento, advoga-se pela possibilidade de essas conclusões configurarem-se como categorias de análise para a leitura de distintas narrativas jornalísticas. A fim de demonstrar a aplicabilidade das categorias, analisamos uma entrevista da presidenta Dilma Rousseff a Patrícia Poeta1, no programa Fantástico, exibida em setembro de 2011. Foi observada a validade dessas janelas analíticas ao olhar para o caso escolhido; contudo, também sinaliza-se para a possibilidade de subversão dos quadros, ao se focar na interação comunicativa disposta na entrevista.

Biografia do Autor

Rayza Sarmento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e mestra em Ciência Política (DCP/UFMG). Jornalista graduada pela Universidade da Amazônia (Unama/PA). Bolsista (Fapemig).

Downloads

Publicado

06/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES