Relendo os clássicos em época de crise: Raízes do Brasil, Os donos do poder e as anomalias da consciência histórica brasileira

Autores

  • Sérgio da Mata Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Sociologia weberiana, Formação da sociedade brasileira, Patrimonialismo, Liberalismo, Consciência histórica.

Resumo

Transcrição de palestra proferida em 19 de abril de 2016 no Pensando em Minas, programa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais destinado à divulgação e ao debate de estudos e pesquisas sobre política e temas relacionados ao Poder Legislativo. Nesta edição, o expositor analisa dois clássicos brasileiros, Raízes do Brasil e Donos do Poder, focando a influência de Weber na obra de Sérgio Buarque e Raymundo Faoro, respectivamente. O palestrante revisita conceitos como o homem cordial, patrimonialismo, capitalismo político e corrupção. Ainda sob as luzes weberiana, comenta algumas obras de Jessé Souza, como a A modernização seletiva, em que esse sociólogo analisa as interpretações do Brasil mais conhecida. Sérgio da Mata, por fim, aborda a obra Fenomenologia do brasileiro, do filósofo Vilém Flusser, para pensar aquilo que ele tem chamado de anomalias da consciência histórica brasileira.

Biografia do Autor

Sérgio da Mata, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em História pela Universität zu Köln (UK, Alemanha) e pós-doutor pela Faculdade de Ciências Culturais da Europa-Universität Viadrina (Frankfurt/Oder). Professor do Departamento de História da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto).

Downloads

Publicado

21/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES