A preservação documental na esfera do poder Legislativo: a experiência do arquivo público da cidade de Belo Horizonte

Autores

  • Maria do Carmo Andrade Gomes Fundação João Pinheiro
  • Adalson de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Documentação histórica, Poder Legislativo, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Câmara Municipal de Belo Horizonte

Resumo

O artigo relata a experiência técnica e institucional do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte quanto ao recolhimento, organização e disponibilização do acervo documental da Câmara Municipal de Belo Horizonte. É traçado um quadro da Política Municipal de Arquivos e do contexto de criação do APCBH assim como da sua relação com o Poder Legislativo. Um breve histórico das políticas de preservação do patrimônio documental das câmaras municipais no Brasil e em Minas Gerais é apresentado, com ênfase na relevância dessa documentação. O texto se desenvolve com o histórico do Poder Legislativo em Belo Horizonte e a produção e guarda de seu acervo, em especial da documentação oriunda do processo legislativo, que foi transferida para o APCBH entre 2006 e 2007. As atividades intelectuais de organização e descrição do acervo, assim como as de conservação, são descritas, e as conclusões apontam a riqueza e as potencialidades da documentação para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Andrade Gomes, Fundação João Pinheiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (1980), especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1986), mestrado em Ciência da Informação pela UFMG (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Foi diretora do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte entre 2005 e 2011. Atualmente é pesquisadora da Fundação João Pinheiro.

Adalson de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História Licenciatura (1999) e Bacharelado (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em História (2004) e doutorado em Educação (2009), na linha de pesquisa História da Educação, pela mesma Universidade. É professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

29/11/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES