Democracia e inclusão: novos marcos para o planejamento e as políticas urbanas no âmbito local a partir da Constituição Federal de 1988

Autores

  • Flávia de Paula Duque Brasil Fundação João Pinheiro
  • Ricardo Carneiro
  • Lucas Milher Grego Teixeira Fundação João Pinheiro

Palavras-chave:

Democracia, inclusão social, política urbana, plano diretor, estatuto da cidade.

Resumo

Este artigo estuda os novos marcos que reenquadram o planejamento e as políticas urbanas no âmbito local no Brasil contemporâneo, a partir da Constituição Federal (CF) de 1988 e avanços subsequentes. A discussão introdutória referencia a problemática urbana brasileira e os padrões antecedentes do planejamento urbano no País, especificamente a partir dos planos diretores e congêneres. A seção seguinte identifica e analisa os avanços cunhados na CF/1988, no Estatuto da Cidade e, mais recentemente, nas resoluções do ConCidades, que reorientam as políticas, o planejamento e a gestão urbanas, apontando-se, também, alguns limites e contradições observados em sua arquitetura institucional. Posteriormente, apresenta-se, em caráter ilustrativo, um panorama dos desdobramentos dos referidos avanços no âmbito local, a partir dos novos planos diretores municipais. As considerações finais sintetizam aspectos marcantes da argumentação construída, salientando o desafio imbricado na efetiva incorporação das inovações institucionais pelas municipalidades.

Biografia do Autor

Flávia de Paula Duque Brasil, Fundação João Pinheiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Unihendrix (1984), Especialista em Urbanismo pela UFMG (1992); Mestre (2004) e Doutora (2011) em Sociologia pela UFMG . Desde 1997 em exercício na Escola de Governo da a Fundação João Pinheiro, onde coordenou o Curso Gestão Urbana e de Cidades (2001-2004), tem participado de pesquisas e atuado como docente na graduação em Administração Pública, em cursos de especialização e no Mestrado em Administração Pública.

Ricardo Carneiro

Fundação João Pinheiro

Lucas Milher Grego Teixeira, Fundação João Pinheiro

Graduando em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Downloads

Publicado

29/11/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES