A gênese e o perfil das escolas do Legislativo do Sul de Minas

Autores

  • Robson Souza de Almeida
  • Elisa Maria Andrade Brisola

Palavras-chave:

Escola do Legislativo. Poder Legislativo. Sul de Minas. Educação. Projetos

Resumo

O artigo é parte da dissertação, em fase conclusiva, intitulada “Escolas do Legislativo instituídas nos municípios da Região Sul de Minas: constituição, resultados e significados”. Neste texto, apresentam-se a gênese das escolas do Legislativo da Região Sul de Minas e os projetos desenvolvidos por elas, com o intuito de compreender como essas escolas se iniciaram e quais são as atividades desenvolvidas em uma região que possui 40 escolas do Legislativo, com 26 ativas. Este estudo de abordagem qualitativa e de natureza exploratória foi realizado entre os meses de março e maio de 2021, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas com os dirigentes das escolas do Legislativo da Região Sul de Minas. Os resultados demonstram que as escolas do Legislativo no Sul de Minas foram criadas a partir de 2008 e, em maior número, a partir de 2013. Elas têm como principal público-alvo estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Biografia do Autor

Robson Souza de Almeida

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), bacharel em Administração pela mesma instituição. Secretário- -geral na Câmara Municipal de Varginha (MG).

Elisa Maria Andrade Brisola

Doutora e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) e do Mestrado em Desenvolvimento Humano (Unitau). Coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos – Pedro Lobo – Taubaté (SP).

Downloads

Publicado

31/08/2022

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES