Relato Integrado como instrumento de prestação de contas do desenvolvimento sustentável

Autores

  • Daniel Galo Carli Mariano da Cunha

Palavras-chave:

Relato Integrado, Desenvolvimento Sustentável, Prestação de Contas, Relatório de Sustentabilidade, Relatório Anual de Gestão

Resumo

Em direção ao desenvolvimento sustentável, o papel das organizações é foco das discussões mais recentes. Os princípios da governança ética, a definição de estratégias para medir impactos e a adoção de padrões para comunicação organizacional são tópicos em destaque. Nesse contexto se inserem os relatórios anuais como instrumentos de transparência pública. Este artigo apresenta as diretrizes para a padronização do relatório de sustentabilidade no formato da Estrutura Internacional para Relato Integrado, utilizando como instrumento a revisão bibliográfica. A recomendação internacional destaca o conceito de Geração de Valor Organizacional como o pilar do Relato Integrado. Um relatório guiado pela Estrutura é baseado em Princípios Básicos, Elementos de Conteúdo e Capitais Organizacionais. Conclui-se que esse método de relatar é um processo gradativo, e não um fim em si mesmo. Todo o conceito deve ser entendido como um processo contínuo de amadurecimento interno de cada instituição e das pessoas que a compõem.

Biografia do Autor

Daniel Galo Carli Mariano da Cunha

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Downloads

Publicado

31/03/2022

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES