A gestão escolar à luz da gestão estratégica e da gestão social

Autores/as

  • Herberton Sabino Colégio Magnum Agostiniano
  • Wânia Maria de Araújo Centro Universitário UNA e Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

Gestão Escolar, Gestão Social, Gestão Estratégica.

Resumen

O objetivo deste artigo é contribuir para a discussão e para a avaliação da gestão das escolas públicas a partir da análise de dois modelos : a Gestão Estratégica, concepção típica do gerencialismo; e a Gestão Social. Para isso, primeiro buscamos analisar as definições das legislações vigentes – Constituição, LDB e PNE – a respeito da Gestão Escolar. Depois procedemos a um mapeamento das principais características da Gestão Estratégica e da Gestão Social. E, por fim, comparamos a gestão escolar em ambos os modelos a partir de três aspectos: a participação da comunidade escolar na gestão, a concepção de eficiência, eficácia e efetividade presente em cada modelo e o atendimento pela escola, também em cada modelo, dos requisitos para a construção da democratização local. Por fim, em suas conclusões, este trabalho propõe uma série de questões a serem analisadas no momento da gestão escolar.

Biografía del autor/a

Herberton Sabino, Colégio Magnum Agostiniano

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, especialista em História e Cultura Política pela UFMG e coordenador pedagógico do Colégio Magnum Agostiniano – Belo Horizonte

Wânia Maria de Araújo, Centro Universitário UNA e Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Ciências Sociais (PUC-MG), professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, professora da Universidade do Estado de Minas  Gerais/Escola de Design

Publicado

2016-12-01

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES