A educação legislativa influencia o comportamento político juvenil? Estudo sobre os egressos do Parlamento Jovem Brasileiro (2006-2014)
Palabras clave:
Educação política, Política e juventude, Projetos de simulação parlamentar, Parlamento Jovem Brasileiro, Câmara dos Deputados.Resumen
O artigo analisa possíveis impactos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) no comportamento político dos egressos, a partir das seguintes questões: como os jovens avaliam os impactos do PJB em sua vida cotidiana? Em que medida a experiência de educação legislativa interferiu na opinião dos egressos sobre o campo político? Os jovens admitem efeitos positivos ou negativos do PJB em seu comportamento político após a participação no PJB? O estudo apresenta dados quantitativos acerca do envolvimento político dos egressos em instituições formais e informais e analisa os depoimentos escritos pelos parlamentares jovens. Apesar da verificação de que os estudantes que participam do PJB apresentam, a priori, um perfil diferenciado em termos de maior engajamento político em relação ao jovem médio brasileiro, identifica-se que, em sua ampla maioria, os relatos apontam efeitos diretos do PJB no comportamento político dos egressos, em termos de reforço da motivação para o engajamento, do interesse e acompanhamento da política.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Concedo aos Cadernos do Legislativo o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação dos Cadernos da Escola do Legislativo acima explicitadas.
Copyright Statement
I hereby sign over to Cadernos do Legislativo the right to the first publication of the revised version of the article entitled ....., under the license Creative Commons Attribution (authorizing first publication by this journal and the sharing of the work as long as the authorship is acknowledged).
I also declare that the aforementioned article has not been submitted to other publishers nor published in full in any other periodical, therefore I am liable for any charges or costs incurred as a result of third party copyright claims.
I agree that my artcle be submitted to the publication rules above related.