Parlamento Jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto Deputado Universitário Tocantinense

Autores/as

  • Édi Augusto Benini Universidade Federal do Tocantins
  • Guilherme Bizarro Salve Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Vinícius Barbosa Albernaz Secretaria da Saúde do Estado do Tocantis

Palabras clave:

Parlamento Jovem, Protagonismo juvenil, Formação política e cidadã.

Resumen

Os programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamento.

Biografía del autor/a

Édi Augusto Benini, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Palmas.

Guilherme Bizarro Salve, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutor em Ciências pela EESC/USP, professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Sorocaba

Vinícius Barbosa Albernaz, Secretaria da Saúde do Estado do Tocantis

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Publicado

2019-02-05

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES