Estado de saúde e acesso à atenção primária à saúde nos municípios de Minas Gerais – 2003 e 2012
Palabras clave:
Saúde, Acesso a serviços de saúde, Desigualdades, Municípios.Resumen
Este artigo analisa a evolução dos municípios de Minas Gerais no que diz respeito à situação de saúde da população residente, entre 2003 e 2012. Para tanto, tomou-se por base os seguintes indicadores: (1) taxa de mortalidade por doenças cerebrovasculares da população de 45 a 59 anos, (2) taxa de mortalidade perinatal, (3) taxa de mortalidade por câncer de colo de útero, (4) cobertura populacional do Programa de Saúde da Família (PSF); (5) proporção de nascidos vivos cujas mães realizaram 7 ou mais consultas de pré-natal, (6) cobertura vacinal de tetravalente em menores de 1 ano; (7) proporção de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária, (8) proporção de óbitos por causas mal definidas. A escolha desses indicadores baseou-se nos seguintes critérios: 1) capacidade de captar o “estado de saúde da população” e o “acesso à atenção primária, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”; 2) guardar relação com políticas e programas governamentais prioritários; 3) estar disponível e/ou ser passível de construção para todos os municípios do Estado, 4) ter disponibilidade de série temporal. Seus resultados evidenciam que o Estado apresentou melhorias expressivas no período analisado. No entanto, a despeito dos avanços, as desigualdades mantêm-se expressivas, tanto entre quanto intra os recortes analíticos adotados (regiões ampliadas de saúde e faixas de população dos municípios). Nesse contexto, um dos desafios das políticas de saúde está em melhorar as condições de acesso aos serviços de modo a reverter esse quadro de desigualdades.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Concedo aos Cadernos do Legislativo o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação dos Cadernos da Escola do Legislativo acima explicitadas.
Copyright Statement
I hereby sign over to Cadernos do Legislativo the right to the first publication of the revised version of the article entitled ....., under the license Creative Commons Attribution (authorizing first publication by this journal and the sharing of the work as long as the authorship is acknowledged).
I also declare that the aforementioned article has not been submitted to other publishers nor published in full in any other periodical, therefore I am liable for any charges or costs incurred as a result of third party copyright claims.
I agree that my artcle be submitted to the publication rules above related.