As escolas do Legislativo no Estado Democrático de Direito: escolas de cidadania

Autores/as

  • José Alcione Bernardes Júnior Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Palabras clave:

Escolas do Legislativo, Democracia, Cidadania, Educação legislativa, Educação cidadã

Resumen

Este trabalho empreende uma análise da evolução histórica das Escolas do Legislativo, abordando desde sua gênese, inicialmente voltada para a capacitação de servidores, passando pela progressiva ampliação de suas atribuições, em especial a atenção para a formação cidadã, sua articulação em redes, o importante papel que essas instituições exercem para a consolidação da democracia e os desafios e perspectivas que lhes são reservados no século XXI. O estudo parte da análise da experiência da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, mas boa parte das reflexões nele desenvolvidas se aplicam às demais Escolas do Legislativo do País.

Biografía del autor/a

José Alcione Bernardes Júnior, Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência de docência em Teoria do Estado e em processo legislativo e de assessoramento na área de processo legislativo.

Publicado

2019-10-01

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES