A utilização do Simade e do Simave como meios de administração e avaliação educacional das escolas públicas estaduais em Minas Gerais

Autores/as

  • Elder Stroppa

Palabras clave:

Administração, Avaliação educacional, Simade, Simave

Resumen

A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/ MG) possui dois sistemas baseados nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), denominados Simade e Simave, considerados a base tecnológica de trabalhos padronizados de gestão nas esferas administrativa (Simade) e pedagógica (Simave). A busca de confluência entre os trabalhos com esses dois sistemas é de fundamental importância para que seus objetivos sejam alcançados, na medida em que o Simade precisa alimentar o Simave com informações adequadas para seu funcionamento ideal. Nesta pesquisa, procurou-se conhecer melhor se os sistemas estão funcionando adequadamente, por meio da visão de servidores(as) que trabalham com eles cotidianamente nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da (SEE/MG). Por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com trabalhadores(as) das SREs, pode-se concluir que os sistemas possuem certa capacidade de cumprir com as finalidades para as quais foram criados, mas são negativamente influenciados pelo processo de fragmentação do trabalho que ocorre na (SEE/MG).

Biografía del autor/a

Elder Stroppa

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), graduado em Administração pela Fundação Educacional Machado Sobrinho (Fems). Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais e professor de Administração, com experiência no nível técnico, nos cursos de Cafeicultura e Informática, no nível de graduação, nos bacharelados de Administração e Zootecnia e Pós-Graduação em Cafeicultura Sustentável, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFsudeste-MG).

Publicado

2022-12-19

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES