Direitos autorais e músicas vindas de conhecimentos e expressões tradicionais: estudo de caso da família Guiga
Mots-clés :
Direitos, Autor, Músicas, Conhecimentos e Expressões Tradicionais.Résumé
Este trabalho estuda a aplicação de normas de direitos de autor a músicas advindas do que a Lei 9610, de 1998, sobre direitos autorais, chama de conhecimentos tradicionais. Para a realização do trabalho foi feita uma análise a partir do estudo de caso da sucessão dos direitos de autor nas músicas do compositor mineiro Antônio Gregório Pereira. No caso, foram identificadas dificuldades quanto à aplicação de normas, devido a lacunas/conflitos, o que foi solucionado por meio de regras que orientam a interpretação de leis. O estudo prévio de noções do Choro e de conhecimentos/expressões tradicionais, sob a óptica musicológica e sociológica, foi imprescindível ao estudo de caso. O foco desta pesquisa revela a preocupação em se aplicar os direitos de autor à produção intelectual nas comunidades brasileiras em que vivem guardiões de conhecimentos/expressões tradicionais. Para isso, a pesquisa partiu do pressuposto de que a família Guiga é uma dessas comunidades. A importância do tema se deve ao fato de o Estado brasileiro negligenciar os direitos autorais musicais de mestres, comunidades e grupos populares tradicionais, ao enquadrar as produções musicais deles em obras de “domínio público” ou pertencentes ao “patrimônio nacional”, sem realizar análise criteriosa do ponto de vista jurídico.Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Concedo aos Cadernos do Legislativo o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação dos Cadernos da Escola do Legislativo acima explicitadas.
Copyright Statement
I hereby sign over to Cadernos do Legislativo the right to the first publication of the revised version of the article entitled ....., under the license Creative Commons Attribution (authorizing first publication by this journal and the sharing of the work as long as the authorship is acknowledged).
I also declare that the aforementioned article has not been submitted to other publishers nor published in full in any other periodical, therefore I am liable for any charges or costs incurred as a result of third party copyright claims.
I agree that my artcle be submitted to the publication rules above related.