Raízes, resistência e reparação

Auteurs

  • Diva Moreira Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)
  • Rodrigo Ednilson de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI :

https://doi.org/10.62551/2595-4539.2024.531

Résumé

No mês da Consciência Negra e no primeiro ano em que o dia 20 de novembro foi instituído como feriado nacional, o programa Pensando em Minas recebeu os convidados Diva Moreira e Rodrigo Ednilson de Jesus para uma conversa sobre a luta do movimento negro por reparação histórica – tanto pelos danos causados pela escravidão quanto pelas injustiças perpetuadas ao longo dos séculos. O debate também abordou a urgência da construção de um novo projeto de nação, mais justo e inclusivo. A transmissão ao vivo foi feita no dia 7 de novembro de 2024 pela TV Assembleia e pela página da Escola do Legislativo no YouTube.

Bibliographies de l'auteur

Diva Moreira, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)

Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de Fenomenologia e Saúde Mental da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). Escritora e ativista social na defesa dos valores democráticos e nos direitos das minorias. Fundadora da Casa Dandara, centro de educação e cultura dedicado à população negra de Belo Horizonte.

Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da mesma instituição.

Téléchargements

Publiée

2024-12-12 — Mis à jour le 2025-03-05

Comment citer

Moreira, D., & de Jesus, R. E. (2025). Raízes, resistência e reparação. Cadernos Da Escola Do Legislativo, 26(46), 89–123. https://doi.org/10.62551/2595-4539.2024.531

Numéro

Rubrique

PENSANDO EM MINAS/PENSANDO EM MINAS