Palácio da Inconfidência: 50 anos de história

Autori

  • Valentina Gomes Somarriba
  • Marcus Vinícius D´Lazzari da Silveira

Parole chiave:

Palácio da Inconfidência, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Sedes do Poder Legislativo de Minas Gerais

Abstract

O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Minas (ALMG), fará 50 anos em 2022. Desde sua criação, em 1835, até 1972, ano da inauguração do Palácio, o Poder Legislativo mineiro ocupou vários espaços improvisados e emprestados, o que levou ao debate recorrente entre os parlamentares sobre a necessidade de aquisição/ construção de uma sede própria. Nos anos 1960, finalmente, foi adquirido um terreno no Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, para construção da nova sede, e realizado um concurso arquitetônico para escolha do projeto. O Palácio da Inconfidência foi projetado já com a intenção de aproximar o Parlamento da sociedade, e essa aproximação foi intensificada a partir do final dos anos 1980, com a criação de novos mecanismos de interlocução com a sociedade e participação política. Em 2009, o Palácio foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, em reconhecimento ao seu valor histórico e arquitetônico. Também foram tombados seus bens móveis e integrados.

Biografie autore

Valentina Gomes Somarriba

Doutora em Ciências Humanas: Sociologia e Política e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Historiadora na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Marcus Vinícius D´Lazzari da Silveira

Graduando em Museologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estagiário da Gerência de Memória Institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-08-31

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES