Parlamento Jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto Deputado Universitário Tocantinense

Édi Augusto Benini, Guilherme Bizarro Salve, Vinícius Barbosa Albernaz

Resumo


Os programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamento.


Palavras-chave


Parlamento Jovem; Protagonismo juvenil; Formação política e cidadã.

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