Estado de saúde e acesso à atenção primária à saúde nos municípios de Minas Gerais – 2003 e 2012

Autores

  • Fátima Beatriz Carneiro Teixeira P. Fortes Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho (FJP) e Centro de Estudos de Polítcas Públicas (CEPP)
  • Fillipe Rafael Silva Marques Governo do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Saúde, Acesso a serviços de saúde, Desigualdades, Municípios.

Resumo

Este artigo analisa a evolução dos municípios de Minas Gerais no que diz respeito à situação de saúde da população residente, entre 2003 e 2012. Para tanto, tomou-se por base os seguintes indicadores: (1) taxa de mortalidade por doenças cerebrovasculares da população de 45 a 59 anos, (2) taxa de mortalidade perinatal, (3) taxa de mortalidade por câncer de colo de útero, (4) cobertura populacional do Programa de Saúde da Família (PSF); (5) proporção de nascidos vivos cujas mães realizaram 7 ou mais consultas de pré-natal, (6) cobertura vacinal de tetravalente em menores de 1 ano; (7) proporção de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária, (8) proporção de óbitos por causas mal definidas. A escolha desses indicadores baseou-se nos seguintes critérios: 1) capacidade de captar o “estado de saúde da população” e o “acesso à atenção primária, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”; 2) guardar relação com políticas e programas governamentais prioritários; 3) estar disponível e/ou ser passível de construção para todos os municípios do Estado, 4) ter disponibilidade de série temporal. Seus resultados evidenciam que o Estado apresentou melhorias expressivas no período analisado. No entanto, a despeito dos avanços, as desigualdades mantêm-se expressivas, tanto entre quanto intra os recortes analíticos adotados (regiões ampliadas de saúde e faixas de população dos municípios). Nesse contexto, um dos desafios das políticas de saúde está em melhorar as condições de acesso aos serviços de modo a reverter esse quadro de desigualdades.

Biografia do Autor

Fátima Beatriz Carneiro Teixeira P. Fortes, Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho (FJP) e Centro de Estudos de Polítcas Públicas (CEPP)

Possui doutorado em Ciência Política pela UFMG, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisadora do Centro de Estudos de Polítcas Públicas (CEPP) da Fundação João Pinheiro (FJP) e professora da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho (FJP)

Fillipe Rafael Silva Marques, Governo do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo do Estado de Minas Gerais

Downloads

Publicado

05/02/2019

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES