A religião na esfera pública
Análise da “cláusula de tradução” do discurso religioso para a linguagem secular
DOI:
https://doi.org/10.62551/2595-4539.2024.525Palavras-chave:
Habermas, Religião, Pós-secularismo, Tradução, Esfera públicaResumo
O presente trabalho trata do lugar da religião na última etapa da obra de Habermas. Na primeira parte, são mostradas as diferentes facetas da questão da religião, com ênfase nos aspectos filosófico-políticos, especialmente no que diz respeito à “tradução” do discurso religioso para o secular como um “requisito” de acesso à esfera pública. Na segunda parte, o conceito de “tradução” em Habermas é reconstruído, apontando seus limites ou dificuldades. Para isso, recorre-se também a algumas categorias conceituais propostas por Jean-Marc Ferry. A tradução, nesse contexto, pode ser entendida em dois sentidos: como uma reformulação semântica que visa ampliar o universo discursivo de origem (tradução como desencapsulamento) e como uma transformação dos gêneros pré ou para-argumentativos em argumentativos (tradução como mudança de gênero discursivo).
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