A religião na esfera pública

Análise da “cláusula de tradução” do discurso religioso para a linguagem secular

Autores/as

  • Tales Resende de Assis
  • Gonzalo Scivoletto

DOI:

https://doi.org/10.62551/2595-4539.2024.525

Palabras clave:

Habermas, Religião, Pós-secularismo, Tradução, Esfera pública

Resumen

O presente trabalho trata do lugar da religião na última etapa da obra de Habermas. Na primeira parte, são mostradas as diferentes facetas da questão da religião, com ênfase nos aspectos filosófico-políticos, especialmente no que diz respeito à “tradução” do discurso religioso para o secular como um “requisito” de acesso à esfera pública. Na segunda parte, o conceito de “tradução” em Habermas é reconstruído, apontando seus limites ou dificuldades. Para isso, recorre-se também a algumas categorias conceituais propostas por Jean-Marc Ferry. A tradução, nesse contexto, pode ser entendida em dois sentidos: como uma reformulação semântica que visa ampliar o universo discursivo de origem (tradução como desencapsulamento) e como uma transformação dos gêneros pré ou para-argumentativos em argumentativos (tradução como mudança de gênero discursivo).

Biografía del autor/a

Tales Resende de Assis

Mestre e doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Advogado e membro do Núcleo de Estudos Constitucionalismo e Aprendizagem Social. E-mail: tales.resende@hotmail.com. Lattes: lattes.cnpq.br/3740155444477603.

Gonzalo Scivoletto

Doutor em Filosofia pela Universidad Nacional de Lanús (Lanus, Buenos Aires, Argentina). Professor nas faculdades de Filosofia e Letras, de Ciências Econômicas e de Direito da Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina). E-mail: scivolettog@gmail.com.

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Publicado

2024-09-05 — Actualizado el 2024-10-10

Número

Sección

TRADUÇÕES/TRANSLATIONS