O mundo do atendimento público ao cidadão: estudo etnográfico sobre o call center da Câmara dos Deputados

Autores/as

  • Antonio Teixeira de Barros Câmara dos Deputados

Palabras clave:

Atendimento ao público, Participação política, Parlamento, Democracia, Disque-Câmara.

Resumen

Estudo etnográfico sobre o sistema de atendimento da Câmara dos Deputados, com o objetivo de entender as relações sociais que ali são tecidas, respeitando suas hierarquias e reciprocidades e seus conflitos. A investigação priorizou as rotinas e os procedimentos cerimonializados, o que inclui um protocolo específico, com uma linguagem formal condizente com o status político da instituição. O grupo construiu uma cultura comunicativa muito peculiar, resultado de um treinamento técnico e de uma socialização, que o levou a desenvolver habilidades para situações ritualizadas de interação, com o propósito de seguir um script com seu rigor protocolar. O mundo dos atendentes é regulado pela disciplina e pela performance, mas constitui uma ilha funcional, ou seja, uma rede fraca, desconectada das demais redes do parlamento.

Biografía del autor/a

Antonio Teixeira de Barros, Câmara dos Deputados

Doutor em Ciências Sociais. Docente e investigador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor) Brasil

Publicado

2019-02-05

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES