Reformas administrativas em perspectiva internacional: características e resultados

Autores/as

  • José Celso Cardoso Jr. Ipea
  • Regina Coeli Moreira Camargos Unicamp

Palabras clave:

Reforma administrativa, Proposta de Emenda à Constituição – PEC 32/2020, Neoliberalismo, Austeridade fiscal

Resumen

O artigo trata das reformas administrativas implementadas desde a década de 1980, quando teve início a reestruturação dos sistemas de bem-estar social na Europa e nos EUA. Essas reformas visaram a reduzir e reformular o papel socioeconômico do Estado. De acordo com a teoria econômica neoliberal, ao fim do período conhecido como “30 anos gloriosos” do capitalismo, após a Segunda Guerra Mundial, a intervenção socioeconômica estatal causara disfuncionalidades na economia, tais como aumento do déficit público, estagnação do crescimento e da produtividade e aumento da inflação. Para corrigi-las, era necessário reduzir a participação do Estado na atividade econômica e no provimento de bens e serviços à sociedade e adotar métodos de gestão semelhantes aos da iniciativa privada. No Brasil, a primeira reforma administrativa ocorreu em 1995. Atualmente, tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2020), de iniciativa do Poder Executivo. Essa proposta tem muitas semelhanças com as reformas ocorridas na União Europeia após a crise de 2008-2009.

Biografía del autor/a

José Celso Cardoso Jr., Ipea

Doutor em Desenvolvimento Econômico (Unicamp). Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Presidente da Asssociação dos Funcionários do Ipea (Afipea-Sindical)

Regina Coeli Moreira Camargos, Unicamp

Doutora em Ciência Política (Fafich/UFMG). Pesquisadora em pós-doutorado em Desenvolvimento Econômico (Unicamp). Consultora de relações de trabalho.

Publicado

2022-03-31

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES